segunda-feira, 21 de abril de 2008

“PROCON NAS ÁGUAS”: AS RELAÇÕES DE CONSUMO PREDOMINANTES NAS POPULAÇÕES RIBEIRINHAS DO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ.

Após uma leitura do relatório de pesquisa apresentado ao Ministério da Justiça como requisito de justificativa do projeto Procon nas Águas, um projeto piloto efetivado nas comunidades ribeirinhas dos municípios de Breves e Melgaço, podemos concluir que este projeto é um importante instrumento para identificar e compreender a realidade dos moradores ribeirinhos, com base nesses dados o estado poderá desenvolver políticas públicas para os moradores dessa região.

O projeto trabalha na efetiva aplicação do Artigo 4° do Código de Proteção e Defesa do Consumidor que trata sobre a política nacional de relações de consumo.

“A Política Nacional de Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, onde a garantia dos produtos e serviços com padrões adequados de qualidade, segurança, durabilidade e desempenho, constitui princípio a ser respeitado”.

De posse dessa observação é que o Ministério de Justiça através do DPDC em pareceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Diretos Humanos – SEJUDH por meio da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON/PA objetivou a formulação do Projeto “Procon nas Águas”, com o intento do cumprimento às normas do Código de Defesa do Consumidor para que se cumpra o dever da instituição de promover a racionalização e melhoria dos serviços públicos (Art.4º, VII do CDC); o estudo constante das modificações do mercado de consumo e a melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas que vivem às margens do processo de cidadania.

Mediante ao presente contexto é que foi planejada e executada a pesquisa de campo, objetivando a coleta de dados, desenvolvida por uma equipe de 07 componentes entre os dias 04 a 15 de dezembro do ano de 2007. Paralela a aplicação da pesquisa promoveu-se um trabalho de divulgação sobre a definição de consumo e direitos do consumidor, com a entrega de cartilhas didáticas.

Foram coletados dados nos municípios de Breves e Melgaço, direcionado a cada família residente as margens dos rios.

Em Breves foram visitadas as Vilas de Corcorvado e Margebraz, já em Melgaço, a coleta de dados foi em uma localidade denominada Vila Paricatuba.

Este primeiro contato serviu para a observação de fatores preponderantes à análise dos objetivos da pesquisa. Verificou-se que as populações da área visitada, vivem do extrativismo do açaí e em especial do cultivo e comercialização da mandioca, entretanto há que se enfatizar que a preponderância da agricultura agro-extrativa se dá mais ao nível de subsistência, até mesmo em função da inexistência de uma organização na produção.

As comunidades praticam a pesca de subsistência. É inegável o potencial madeireiro do município de Breves, entretanto percebe-se que o ribeirinho marajoara atua apenas como participante do processo, enquanto mão-de-obra esporádica, uma vez que é contratado para trabalhar durante uma determinada temporada, ou enquanto “diarista”, sobretudo trabalhando todos os dias, mas sem os devidos direitos trabalhistas.

Na medida em que a economia capitalista se expande no local, através das empresas madeireiras, dentre outras, a sociedade auto-transforma mudam as exigências e os padrões de consumo, daí a necessidade da efetiva divulgação (respeitando a cultura local) do Código de Defesa do Consumidor, para esclarecer a população local de seus direitos enquanto cidadão e consumidor.

Sendo assim, é de suma importância que os atores envolvidos nas esferas Estadual, Municipal e Federal, somem esforços para que as instituições competentes trabalhem no sentido da promoção de um desenvolvimento que promova a sustentabilidade da região, direcionando assim políticas públicas que possam promover trabalhos voltados à geração de renda - baseado na vocação da região - e uma educação de qualidade, que possa esclarecê-los do exercício de sua cidadania plena.

Texto produzido a partir do Relatório de Pesquisa apresentado ao Ministério da Justiça.

Ketno Lucas Santiago

Graduando em História pela Universidade do Vale do Acaraú

Chefe da Divisão de Educação e Projetos do PROCON/PA.

Nenhum comentário: