Congresso da UJS coroa mulheres no poder, Copa e eleições
Com o lema "Pra ser mais Brasil" o 15º Congresso da UJS inicia nesta quinta-feira (17) em Salvador, Bahia. A mobilização de milhares de jovens por todo país coroa a eleição de mulheres para a presidência da UJS nos estados e também a aprovação da plataforma eleitoral dos jovens socialistas para estas eleições. Além de eleger a nova direção nacional, o Congresso encerrará em clima de Copa do Mundo, já que no domingo (20), a Seleção entra em campo pela segunda vez na África do Sul.
Entre os estados que elegeram mulheres para presidir a UJS está o Rio de Janeiro. Monique Lemos foi eleita por quase 500 jovens como mostra vídeo da TVSocialista, um dos instrumentos mais importante da UJS fluminense:Em Pernambuco, Thiara Milhomem terá a tarefa de presidir a entidade. O congresso também teve a produção de um vídeo com uma entrevista com o jovem índio Lafaete J. da Silva, da aldeia Brejo dos Padres, localizada entre os municípios de Jatobá, Petrolândia e Tacaratu, no Sertão de Pernambuco.
No Rio Grande do Sul, outra mulher, dessa vez Ticiana Alvares foi eleita presidente da UJS. Em Goiás, Erveline Batista é a nova presidente estadual. Já no Tocantins, os jovens socialistas elegeram Cida Glória sua nova presidente e avisam, "estamos com o pé na estrada, desde a quarta-feira (16), rumo a Salvador". Em Santa Catarina, Jouhanna Menegaz foi reeleita para a tarefa. Outro estado que reelegeu uma presidente, Viviene Adriana, foiMinas Gerais. Em Alagoas, a jovem presidente reeleita foi Mirelly Câmara.
Mas nem só de mulheres se faz as direções estaduais da UJS. No Distrito Federal, Leandro Cerqueira é o presidente estadual da UJS. A juventude socialista do Pará elegeu Henos Silva para presidir a entidade. No Rio Grande do Norte, Wangle Alves preside a direção estadual composta 48% por mulheres. Já no Piauí, Cássio Borges foi eleito o novo presidente estadual. No Amapá é Patrique Lima que dirige a entidade. Já o Amazonasreelegeu Bruno Correa presidente, assim como Marcelo Bruno foi reeleito presidente em Roraima.
No Acre, apenas o congresso da UJS na capital, Rio Branco, reuniu mais de 400 jovens. No Maranhão, o congresso foi marcado pela solidariedade ao deputado federal Flávio Dino (PCdoB), vitima do clã Sarney. Em São Paulo, mais de 400 participaram do Congresso estadual. Na Bahia, anfitriã do encontro nacional, o congresso estadual aconteceu nesta quarta-feira (16).
Fonte: produção TVSocialista, texto da TV Vermelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário