sábado, 29 de março de 2008

CEMJA na I Conferencia Estadual de Juventude

I Conferência Estadual de Juventude
Belém, 28 a 30 de março de 2008

“Juventude Presente!!!”

Desde o advento da República Brasileira passando pelas manifestações contra a guerra Nazi-fascista, na campanha pelo “petróleo é nosso”, ressurgindo com força contra a ditadura militar nas ruas dos centros urbanos e na matas do Araguaia, ou na redemocratização do País e no inesquecível “Fora Collor” até agora, a juventude tem demonstrado ser um segmento importante e uma reserva de iniciativas ousadas e conscientes para as mudanças com justiça social e desenvolvimento, que o Brasil e o Pará precisam.

“Os meninos e povo no Poder” (MILTON E BRAND)

Vivemos um momento importante na nossa história, em que as forças populares ascenderam ao comando do País e do Estado, tendo a responsabilidade em solucionar as heranças malditas deixadas pelos governos anteriores. A iniciativa das Conferências de Juventude deve se aproveitada ao máximo para que possa traçar caminhos no sentido de responder ao crescente número de jovens nas penitenciarias, nas ruas, sem escola, sobre violências sexo e moral. A singular e diferenciada ação apresentada e incentivadas pelo governo Ana Julia e de Socorro Gomes na frente da SEJUDH para que a juventude possa participar dos debates e das formulações das políticas públicas em curso, não deve se esgotar em meio tropeço e individualidade.
Não devemos permitir que seja desperdiçado o momento da conferência em debates de regimento, ou confrontos pessoais em meio a vaidades, personalismos e projeto político menor. Em sentido contratário, a juventude deve protagonizar as ações em defesa da pluralidade e da participação e reivindicação dos diversos setores que compõem os jovens da cidade e do campo, e dos múltiplos grupos representativos de etnias, sexo, religiosos e demais. O CEMJA participar da construção do processo de Conferência de Juventude através de seus diretores que lutam pelo êxito e aberturas aos diversos setores que compõem a juventude paraense.

Nenhum comentário: